< Voltar à lista de oradores

Mário Fortuna

Presidente da Direção
Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada

Encerramento

16 de junho - Quinta Conferência (Ponta Delgada)

Mário José Amaral Fortuna é licenciado em Economia pela U. Mass. Dartmouth, nos Estados Unidos (1978), mestre em Economia pelo Boston College, nos Estados Unidos (1981) e doutorado em Economia pelo Boston College, nos Estados Unidos (1983). Nos Estados Unidos, entre 1979 e 1983, lecionou no Boston College e no Simmons College, em Boston. Em 2003, foi Professor Catedrático da Universidade dos Açores, lecionando nas áreas de Economia do Setor Público, Políticas Públicas, Econometria, Finanças Empresariais e Teoria Económica. Colaborou com a Universidade Católica na ministração de diversos cursos avançados para gestores, nos Açores, e com a Universidade da Madeira, coordenando a área de Economia.

Tem várias publicações sobre os Açores, incluindo temas como a ultraperiferia, as finanças públicas regionais, programas de apoio ao rendimento e modelos económicos de equilíbrio geral. Foi, nos Estados Unidos, colaborador do Social Welfare Research Institute, onde participou em dois estudos de grande envergadura da realidade social e económica daquele país. Relativamente à gestão universitária, já exerceu funções de Presidente do Conselho Científico, Presidente do Conselho Pedagógico e Diretor do Departamento de Economia e Gestão. Fora do meio académico, foi Secretário Regional da Economia (1990) e participou como perito de assuntos fiscais e regionais em duas missões do FMI: Mongólia, em 2001 e China, em 2002.

Atualmente desenvolve atividade de gestão e empresarial em várias empresas, é Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Presidente do Conselho de Administração de uma tabaqueira e pertence à administração de várias sociedades gestoras de participações sociais, assim como à gerência de várias sociedades limitadas, e ainda é sócio e consultor chefe em várias empresas de consultoria.

Neste âmbito, tem realizado, desde a década de oitenta do século XX, dezenas de estudos económicos, coordenado outras tantas candidaturas a sistemas de incentivo às empresas, realizado estudos económico-financeiros para reestruturação de financiamentos, trabalhos de diagnóstico administrativo, de gestão e de posicionamento estratégico de empresas e estudos de avaliação de empresas e coordenou um programa de diagnóstico e formação em vinte empresas dos Açores, na década de noventa, promovido por uma associação empresarial.
Acompanhe o Roadshow Fomento: Subscreva a nossa Newsletter
Aviso de Cookies
Compreendi